Cronograma das Comunicações Orais
Última modificação: Quinta-feira, 14 de setembro de 2023
O tempo para a apresentação da comunicação oral será de 15 minutos. Em seguida teremos 5 minutos para responder perguntas do público.
Não há um modelo padrão para a apresentação. A sugestão é que haja a logomarca do evento na página inicial, o título, o nome dos autores e a instituição.
As comunicações orais serão apresentadas por meio da projeção de slides (ppt ou pdf) com data-show.
Pelo menos um(a) dos(as) autores(as) devem apresentar a comunicação oral, para garantir o certificado de apresentação.
Nas salas das apresentações serão disponibilizados notebook e data-show para projeção dos slides. Os(as) autores(as) deverão levar em pendrive o arquivo com a apresentação em ppt e pdf.
Comunicação oral 1 GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT Dia: 22/09/2023 Horário: 14h às 17h Sala: 303 Mediador: Prof. Emerson de Sousa Costa |
ID | Nome do trabalho | Nome dos autores |
C015 | Desenvolvimento de ações de extensão por estudantes do ensino médio integrado. | Emerson de Sousa Costa |
C022 | Ação de extensão: desenvolvimento do pensamento computacional e atividades desplugadas com estudantes da educação fundamental. | Geyzer Stembark Kik Rodrigues / Emerson de Sousa Costa |
C025 | Integração do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) à educação profissional técnica de nível médio: articulando possíveis contribuições. | Fabrício Miguel Alves / Emerson de Sousa Costa |
C026 | Relatos e observações sobre o impacto do estágio profissional supervisionado na trajetória profissional dos egressos de um curso técnico em administração. | Izabele Figueiredo Mascarenhas / Raphael Freitas Santos |
C032 | A importância dos jogos digitais como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem da lógica de programação. | Eduardo Henrique da Silva Oliveira / Emerson de Sousa Costa |
C091 | A influência da afetividade na relação professor-aluno para a construção da autoestima profissional dos estudantes da educação profissional e tecnológica. | Cleusa Aparecida Ribeiro Rocha / Sabina Maura Silva |
C093 | A EPTNM e a formação do espírito científico: aportes da pedagogia de Gaston Bachelard. | Grazielle Pereira Frois / José Geraldo Pedrosa |
Comunicação oral 2 GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT Dia: 22/09/2023 Horário: 14h às 17h Sala: 306 Mediador: Prof. José Geraldo Pedrosa |
ID | Nome do trabalho | Nome dos autores |
C101 | As contradições legais e a deterioração das condições de trabalho dos professores da Educação Profissional e Tecnológica. | Júlio César de Paula / José Fernandes da Silva |
C033 | Avaliação da aprendizagem na educação profissional: entre saberes e práticas. | Luciane Marques Ribeiro / Maria Adélia da Costa |
C037-1 | Módulo Gênius livro logica e programação para grandes e pequenos. | Alan Mendes Marotta / Cauan Carvalho Marotta / Luan Carvalho Marotta |
C037-2 | Enlatados digitais. | Alan Mendes Marotta / Nicole Lara Ferreira / Adriano Nogueira Drummond Lopes |
C043 | Bancada didática de comissionamento e manutenção de sistemas fotovoltaicos conectados à rede. | Vinícius Silva Dutra / Leticia Amorim Azevedo / Pablo Rodrigues Muniz |
C050 | Educação profissional e tecnológica no “Novo” Ensino Médio: o currículo e as vozes dos docentes. | Evaldo Rosa de Oliveira / José Fernandes da Silva |
C080 | Percepção dos alunos de cursos técnicos de nível médio com relação ao uso e aplicabilidade das normas da abnt para os trabalhos acadêmicos. | Maria de Lourdes Cardoso / Rodrigo Alves dos Santos |
Comunicação oral 3 GT 3 – História e memórias no contexto da EPT Dia: 22/09/2023 Horário: 14h às 17h Sala: 312 Mediador: Prof. Flávio Raimundo Giarola |
C016 | Entre o social e o profissional: motivações e impactos da escola profissional ferroviária de Divinópolis na vida dos seus egressos. | Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva / Flávio Raimundo Giarola |
C038 | Evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica: diagnóstico da situação atual nos cursos técnicos de nível médio modalidade concomitante e subsequente do CEFET-MG, Campus Araxá. | Leilane Marques Roberto Rodrigues / Josimar dos Reis de Souza |
C039 | Tecendo os fios da relação trabalho, educação e juventudes: uma abordagem a partir das falas dos/as jovens concluintes do curso técnico em administração integrado ao ensino médio no CETEP do sertão produtivo – Caetité – Bahia. | Leila Tania Azevedo Aranha |
C048 | Relações entre egressos e instituição: contribuições para uma formação integrada junto ao mundo do trabalho. | Renata Lara Alves / Raphael Freitas Santos |
C051 | Atuação e ideias do engenheiro Ítalo Bologna sobre o ensino industrial brasileiro (1930 a 1950). | Camila Cristina Damasceno Barbosa / José Geraldo Pedrosa |
C074 | Currículo integrado na educação profissional técnica de nível médio: estudo de caso sobre projetos integradores em um curso de meio ambiente da RFEPCT. | Maria Amélia Giannecchini Fernandes Rocha Souto / José Geraldo Pedrosa |
C076 | A institucionalização da Fundação de Ensino de Contagem na trajetoria da legislação. | Alessandra Souza Fernandez Hernandez / José Geraldo Pedrosa |
Comunicação oral 4 GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT Dia: 23/09/2023 Horário: 9h30 às 12h Sala: 616 Mediador: Prof. Vandeir Robson Matias |
C052 | A correlação das práticas pedagógicas de Malba Tahan com a omnilateralidade na educação profissional e tecnológica. | Luciana Paula Lourenço / José Fernandes da Silva |
C054 | Educação alimentar e nutricional no âmbito do PNAE: uma abordagem por meio da educação libertadora freiriana. | Ana Maria de Freitas Barcelos / Luiz Cláudio de Almeida Teodoro |
C059 | Avaliação inicial da produção técnica de relatórios nas disciplinas dos cursos técnicos da rede federal de ensino. | Marise Gonçalves Luiz Sá / Josimar dos Reis de Souza |
C060 | Investigadores de incêndio, educação profissional e realidade virtual. | André Porto / Pablo Rodrigues Muniz |
C062 | CEFET’s got talent: favorecendo a aprendizagem da língua inglesa e o engajamento dos alunos | Natália Mariloli Santos Giarola Castro / Maria Isabel Rios de Carvalho Viana |
C070 | As habilidades e competências do pensamento computacional na educação profissional de nível médio. | Rafael Bernardino Cardoso / Vandeir Robson da Silva Matias |
Comunicação oral 5 GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT Dia: 23/09/2023 Horário: 9h30 às 12h Sala: 617 Mediador: Prof. Josimar dos Reis de Souza |
C024 | Abordagens do ensino de empreendedorismo: estudo preliminar sobre os impactos no potencial e na intenção empreendedora de alunos da educação profissional e de graduação tecnológica. | Wagner Ferreira de Almeida / Josimar dos Reis de Souza |
C030 | Aprendizagem significativa: conceito e estratégia empregados para a educação profissional e tecnológica na modalidade à distância. | Ana Claudia Dorcino / Josimar dos Reis de Souza |
C077 | Como a educação financeira está presente no ensino médio da educação profissional e tecnológica do estado de minas gerais? | Elizabeth Fernandes / Thiago Magela Rodrigues |
C081-1 | Redação do ENEM: investigações por meio da sintaxe experimental. | Gláucia do Carmo Xavier / Breno Gomes Peixoto / Julia Gabriela Oliveira de Faria / Gabriel Leonardo Alves de Lima / Laissa Beatriz de Oliveira / Alcione Pereira Santos Rodrigues Ferreira |
C081-2 | Redação do ENEM: compreendendo a aprendizagem significativa. | Gláucia do Carmo Xavier / Gabrielle Carolina Silva do Nascimento / Heloisa Vieira de Lima / Gabriela Dias Quirino / Lauanda Rodrigues de Oliveira / Thalyta Flávio Silveira Rodrigues / Alcione Pereira Santos Rodrigues Ferreira |
C031 | Critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso em repositório institucional. | Crislene Silva de Sousa / Thiago Magela Rodrigues Dias |
Comunicação oral 6 GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT Dia: 23/09/2023 Horário: 9h30 às 12h Sala: 618 Mediador: Prof. Raphael Freitas Santos |
C013 | Acessibilidade e inclusão em bibliotecas escolares da EPTNM. | Cléber Bolívar da Silva / Roseane de Aguiar Lisboa Narciso |
C019 | Ações inclusivas na educação profissional e tecnológica: um estudo no CEFET-MG. | Flávia Rodrigues Cunha / Maria Adélia da Costa |
C047 | Desafios e possibilidades para a inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA na Educação Profissional e Tecnológica. | Otávio Vinícius Arantes / Emerson de Sousa Costa |
C073 | Conhecimentos de servidores sobre o Transtorno do Espectro do Autismo em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica. | Arlem Douglas Veloso / Matusalém de Brito Duarte |
C079-1 | Extensão no IFMG – Campus Formiga: fomento à inclusão, em especial de surdos, na educação formal. | Luciene Azevedo / Raphael Freitas Santos |
C079-2 | LIBRAS, aprendizagem, desenvolvimento e educação. | Luciene Azevedo / Raphael Freitas Santos |
Comunicação oral 7 GT 4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT Dia: 23/09/2023 Horário: 9h30 às 12h Sala: 619 Mediadora: Profa. Roseane de Aguiar Lisboa Narciso |
C003 | O ensino técnico de arte e seu desenvolvimento metodológico após o evento pandêmico: o caso CEFART. | Cláudia Chaves Fonseca / Felippe Nunes Werneck / Maria da Dores Monteiro de Oliveira |
C010 | Reestruturação curricular dos cursos de nível médio integrado ao profissional entre 2018 a 2020 no IFAL. | Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes / Pedro Simonard / Jarbas Mauricio Gomes |
C018 | A importância da moradia estudantil como espaço de formação integral dos estudantes do ensino técnico na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. | Zilma Heloisa Azevedo Fernandes Bessas / Emerson de Sousa Costa |
C055 | Análise do estágio profissional supervisionado no ensino médio integrado do CEFET-MG – Unidade Varginha. | Roger Lourenço Fernandes / Sueli Machado Pereira de Oliveira |
C027-1 | Contribuições para o desenvolvimento regional: análise das atividades econômicas e tecnológicas em instituições de educação tecnológica. | Thiago Magela Rodrigues Dias / Patrícia Mascarenhas Dias / Higor Alexandre Duarte Mascarenhas |
C027-2 | Perfil educacional dos alunos da educação profissional e tecnológica: uma análise abrangente em dados de formação acadêmica. | Thiago Magela Rodrigues Dias / Patrícia Mascarenhas Dias / Higor Alexandre Duarte Mascarenhas |
Comunicação oral 8 GT 4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT Dia: 23/09/2023 Horário: 9h30 às 12h Sala: 620 Mediador: Prof. Matusalém Duarte |
C075 | Comunicação pública digital em instituição de educação profissional. | Fábio Júnior Diniz / Vandeir Robson da Silva Matias |
C006 | As expectativas de sucesso escolar e profissional e seus impactos na saúde mental e emocional dos estudantes Educação Profissional e Tecnológica. | Jéssica Rodrigues de Almeida / Matusalém de Brito Duarte |
C072 | Banco de oportunidades para vagas de estágio e trabalho: uma proposta na interlocução entre o IFMG – Campus Formiga e a sociedade. | Rogério Costa Canto / Raphael Freitas Santos |
C078 | Reflexões sobre o conceito de família para se pensar na inclusão. | Valéria Lúcia Ferreira de Sousa / Matusalém de Brito Duarte |
C098 | Que empreendedorismo é esse? Análise das concepções de trabalho nos discursos do Novo Ensino Médio. | Lucilene Batista Lopes / Matusalém de Brito Duarte |
C058 | Contribuições freirianas para a curricularização da extensão como comunicação no CEFET-MG. | Andréa Cristina de Carvalho Rodrigues / Matusalém de Brito Duarte |