MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Inscrições Deferidas para Comunicação Oral e/ou Exposição de produtos

Última modificação: Terça-feira, 16 de setembro de 2025

Inscrições deferidas para apresentação de trabalho como COMUNICAÇÃO ORAL e/ou EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS:

N.º Título Autores Grupo de Trabalho (GT)
1 UMA OFICINA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO IFMG – CAMPUS BAMBUÍ COM OS INGREDIENTES PEDAGÓGICOS DE PAULO FREIRE Ana Maria de Freitas Barcelos Luiz Cláudio de Almeida Teodoro GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
2 PARA ALÉM DAS ANÁLISES SOCIOECONÔMICAS: A DIMENSÃO EDUCATIVA DA ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Danielle Kelly Oliveira Quintanilha GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
3 O USO DO QR CODE COMO FERRAMENTA DE ACESSO, DIVULGAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE MONITORIA Eduardo Teixeira Franco Luiz Cláudio de Almeida Teodoro GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
4 ENSINO TEC INVESTE – PRIMEIROS PASSOS NOS INVESTIMENTOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Elizabeth Fernandes Luiz Claudio de Almeida Teodoro GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
5 AMBIENTAÇÃO E ACOLHIMENTO: ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INGRESSANTES EM UMA ESCOLA DE EPT DE ENSINO MILITAR Graziele Gomes Leite Leal Luiz Claudio de Almeida Teodoro GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
6 SEGURANÇA DO TRABALHO E A CONSTRUÇÃO DO MANUAL DE CAPACITAÇÃO: ANÁLISE DOS RISCOS DO LABORATÓRIO DE MECÂNICA DA UNIDADE DIVINÓPOLIS José Arimatéa de Aleluia Júnior Luiz Claudio de Almeida Teodoro GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
7 INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Karla Teresa Ribeiro Thiago Magela Rodrigues Dias GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
8 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NAS PRISÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS PRISÕES BRASILEIRAS Letícia Meireles Lopes Castro Luiz Cláudio de Almeida Teodoro GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
9 DRAMATIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO LEITOR NA EPT: UM DIÁLOGO COM A PAIDEIA GREGA DE WERNER JAEGER Lívia Caroline Pereira Silva Luiz Claudio de Almeida Teodoro GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
10 METODOLOGIAS ATIVAS E O PRINCÍPIO DO APRENDER FAZENDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO Luciane Marques Ribeiro Márcia Gorett Ribeiro Grossi GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
11 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CORPORAL DE ALUNOS EM CURSOS DE EPTNM Luísa Costa Domingos Rodrigo Alves dos Santos GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
12 SISTEMA WEB PLANEJADOR PEDAGÓGICO Mislaine da Cruz Pereira João Marcos Silva Hess Rodrigo Alves dos Santos GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
13 EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EPT: CONHECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO Priscila Vieira Dantas GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
14 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Renata Gadoni Porto Fonseca Márcia Gorett Ribeiro Grossi GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
15 EPT E A REINTEGRAÇÃO DOS EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ALVORADA NO CEFET Rui Gustavo Athayde Nunes Luiz Cláudio de Almeida Teodoro Ana Paula de Souza e Silva Simões GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
16 O DIREITO À EDUCAÇÃO DIGITAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NO ESTADO DE MINAS GERAIS: IMPACTOS NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E NO MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO Sarah Costa Oliveira Dias Emerson de Sousa Costa GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
17 O LUGAR DOS GREGOS NA EDUCAÇÃO E O LETRAMENTO POLÍTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA Tiago Rodrigues Vieira Luiz Claudio de Almeida Teodoro GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT
18 ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE TEMAS RELACIONADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NOS CONTEÚDOS CURRICULARES DOS CURSOS TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES DA REDE FEDERAL DE MINAS GERAIS Ana Laura Rabelo Belo Emerson de Sousa Costa GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT
19 PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO Aretuza Silva de Figueiredo José Geraldo Pedrosa GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT
20 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM CONSCIÊNCIA CRÍTICA: WEBSITES SOBRE MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E CULTURAIS POPULARES E AFROCENTRADAS COMO ATIVIDADES AVALIATIVAS NA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO PARA WEB I Diego Ascânio Santos Aguinaldo Alves Pinto Marciana Liberata da Silva GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT
21 APRENDIZAGEM BASEADA EM HIPERFOCOS: PROJETOS DE PROGRAMAÇÃO COM ESTUDANTES AUTISTAS Diego Ascânio Santos Thabatta Moreira Alves de Araújo Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT
22 CARTILHA “AUTISMO: CONHECER PARA INCLUIR” Jane Bernardes dos Reis Luiz Cláudio de Almeida Teodoro GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT  
23 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A EXTENSÃO: CAPACITAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL Luiz Claudio de Almeida Teodoro GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT
24 PROFEPT-CAST: PODCAST SOBRE A ESCOLA PROFISSIONAL FERROVIÁRIA DE DIVINÓPOLIS-MG Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva Flávio Raimundo Giarola GT3 – História e memórias no contexto da EPT
25 MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DO TRABALHO: O PAPEL DO SENAI NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE INDUSTRIAL DE CLÁUDIO Bruna de Castro Machado Oliveira GT3 – História e memórias no contexto da EPT
26 ÁLVARO VIEIRA PINTO E HERBERT MARCUSE: CONVERGÊNCIAS NO PENSAMENTO A RESPEITO DA TECNOLOGIA Damião Kennedy Resende Silva José Geraldo Pedrosa GT3 – História e memórias no contexto da EPT
27 DA MEMÓRIA ORAL À TECNOLOGIA SOCIAL: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO LIVRO “DO TRATOR A MARTE” COMO PRODUTO EDUCACIONAL NA EPT Erlon Diego Zimermmane dos Santos Raphael Freitas Santos GT3 – História e memórias no contexto da EPT
28 DO TRATOR À NUVEM: INTEGRANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PESQUISA COM HISTÓRIA ORAL PARA O RESGATE DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL Erlon Diego Zimermmane dos Santos Raphael Freitas Santos GT3 – História e memórias no contexto da EPT
29 MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO (1917-1921) Izabela Aparecida Gontijo Flávio Raimundo Giarola GT3 – História e memórias no contexto da EPT
30 SÍNDROMES E TRANSTORNOS DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): PROPOSTA DE AÇÕES PREVENTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG) Lucimara Aparecida Diniz Josimar dos Reis Souza GT3 – História e memórias no contexto da EPT
31 OS CAMINHOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Tatiane Cândida do Nascimento Silva Raphael Freitas Santos GT3 – História e memórias no contexto da EPT
32 POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA ADESÃO AO PNAE NO CEFET-MG, CAMPUS DIVINÓPOLIS Ana Paula Gaspar Alvarenga Josimar dos Reis de Souza GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
33 FORMAÇÃO TÉCNICA E INCLUSÃO FAMILIAR: REFLEXÕES SOBRE A ORIGEM DA EPT E SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR. Inara Guimarães de Sousa Flávio Raimundo Giarola GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
34 O PAPEL DAS BIBLIOTECAS NA EPT: PERSPECTIVAS POLÍTICAS, INTELECTUAIS E CULTURAIS Jackeline Koppe Eiriz Marvila Rodrigo Trevisano de Barros GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT  
35 GUIA PRÁTICO: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA EPT E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA EQUIPES DE BIBLIOTECA Jackeline Koppe Eiriz Marvila Rodrigo Trevisano de Barros GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
36 DESIGN SENSORIAL PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Jéssica Marcelle Corradi Diniz Gonçalves Martins Josimar dos Reis de Souza GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
37 ANÁLISE VISUAL DE DADOS DO INEP: RENDIMENTO ESCOLAR E DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE (2013-2023) Júlia Maria Cardoso de Melo Thiago Magela Rodrigues Dias GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
38 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO E QUALIDADE EDUCACIONAL Luana Couto Ersinzon Josimar dos Reis de Souza GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
39 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTINUIDADES, RUPTURAS E DESAFIOS ENTRE AS RESOLUÇÕES Nº6/2012 E Nº1/2021 Luciane Marques Ribeiro Márcia Gorett Ribeiro Grossi GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
40 A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR DA EPT: DESAFIOS SOCIOLÓGICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ATUAL Luiz Claudio de Almeida Teodoro GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
41 AS ESCOLAS DO LEGISLATIVO COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Marcos Fonseca da Silva Emerson de Sousa Costa GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
42 PRODUTO EDUCACIONAL: PORTAL CTTILS.BR – CURSOS TÉCNICOS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS-PORTUGUÊS NO BRASIL Mariana de Oliveira Ferreira Thiago Magela Rodrigues Dias GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
43 DA PESQUISA À PRÁTICA: UM GUIA ESTRATÉGICO PARA O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DE EGRESSOS NO IFMG – CAMPUS FORMIGA Renata Lara Alves Raphael Freitas Santos GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
44 ENTRE A FORMAÇÃO E A PESQUISA: DESAFIOS DE UMA TURMA DE MESTRADO NA APROPRIAÇÃO DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Rodrigo Trevisano de Barros Lais Rodrigues da Silva Ricardo Fagundes Freitas da Cunha GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
45 USO DE ÁLCOOL ENTRE ADOLESCENTES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS BARBACENA Thaís Laila Nascimento Flávio Raimundo Giarola GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
46 MANUAL DE GESTÃO FINANCEIRA DA CAIXA ESCOLAR Ulisses Caetano Pereira Luiz Claudio de Almeida Teodoro GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
47 GUIA METODOLÓGICO: RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PAIS DE AUTISTAS Valéria Lúcia Ferreira de Sousa Doutor Matusalém de Brito Duarte GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
48 GESTÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE E APOIO À INCLUSÃO NO CEFET-MG Wagner Ferreira de Almeida Josimar dos Reis de Souza GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT
49 NAAPI EM AÇÃO: ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO CEFET-MG Wagner Ferreira de Almeida Josimar dos Reis de Souza GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT

As datas, horários e locais das apresentações das comunicações orais e/ou produtos educacionais serão disponibilizadas em breve no link: https://www.seminarioept.cefetmg.br/cronograma-da-comunicacao-oral/

Caso haja algum problema identificado no deferimento das inscrições, favor entrar em contato pelo e-mail do seminário: iiseminarioeptcefetmg@gmail.com.