Inscrições Deferidas para Comunicação Oral e/ou Exposição de produtos
Última modificação: Terça-feira, 16 de setembro de 2025
Inscrições deferidas para apresentação de trabalho como COMUNICAÇÃO ORAL e/ou EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS:
| N.º | Título | Autores | Grupo de Trabalho (GT) |
| 1 | UMA OFICINA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO IFMG – CAMPUS BAMBUÍ COM OS INGREDIENTES PEDAGÓGICOS DE PAULO FREIRE | Ana Maria de Freitas Barcelos Luiz Cláudio de Almeida Teodoro | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 2 | PARA ALÉM DAS ANÁLISES SOCIOECONÔMICAS: A DIMENSÃO EDUCATIVA DA ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Danielle Kelly Oliveira Quintanilha | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 3 | O USO DO QR CODE COMO FERRAMENTA DE ACESSO, DIVULGAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE MONITORIA | Eduardo Teixeira Franco Luiz Cláudio de Almeida Teodoro | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 4 | ENSINO TEC INVESTE – PRIMEIROS PASSOS NOS INVESTIMENTOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Elizabeth Fernandes Luiz Claudio de Almeida Teodoro | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 5 | AMBIENTAÇÃO E ACOLHIMENTO: ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INGRESSANTES EM UMA ESCOLA DE EPT DE ENSINO MILITAR | Graziele Gomes Leite Leal Luiz Claudio de Almeida Teodoro | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 6 | SEGURANÇA DO TRABALHO E A CONSTRUÇÃO DO MANUAL DE CAPACITAÇÃO: ANÁLISE DOS RISCOS DO LABORATÓRIO DE MECÂNICA DA UNIDADE DIVINÓPOLIS | José Arimatéa de Aleluia Júnior Luiz Claudio de Almeida Teodoro | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 7 | INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Karla Teresa Ribeiro Thiago Magela Rodrigues Dias | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 8 | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NAS PRISÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS PRISÕES BRASILEIRAS | Letícia Meireles Lopes Castro Luiz Cláudio de Almeida Teodoro | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 9 | DRAMATIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO LEITOR NA EPT: UM DIÁLOGO COM A PAIDEIA GREGA DE WERNER JAEGER | Lívia Caroline Pereira Silva Luiz Claudio de Almeida Teodoro | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 10 | METODOLOGIAS ATIVAS E O PRINCÍPIO DO APRENDER FAZENDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO | Luciane Marques Ribeiro Márcia Gorett Ribeiro Grossi | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 11 | PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CORPORAL DE ALUNOS EM CURSOS DE EPTNM | Luísa Costa Domingos Rodrigo Alves dos Santos | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 12 | SISTEMA WEB PLANEJADOR PEDAGÓGICO | Mislaine da Cruz Pereira João Marcos Silva Hess Rodrigo Alves dos Santos | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 13 | EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EPT: CONHECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO | Priscila Vieira Dantas | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 14 | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Renata Gadoni Porto Fonseca Márcia Gorett Ribeiro Grossi | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 15 | EPT E A REINTEGRAÇÃO DOS EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ALVORADA NO CEFET | Rui Gustavo Athayde Nunes Luiz Cláudio de Almeida Teodoro Ana Paula de Souza e Silva Simões | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 16 | O DIREITO À EDUCAÇÃO DIGITAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NO ESTADO DE MINAS GERAIS: IMPACTOS NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E NO MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO | Sarah Costa Oliveira Dias Emerson de Sousa Costa | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 17 | O LUGAR DOS GREGOS NA EDUCAÇÃO E O LETRAMENTO POLÍTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | Tiago Rodrigues Vieira Luiz Claudio de Almeida Teodoro | GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT |
| 18 | ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE TEMAS RELACIONADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NOS CONTEÚDOS CURRICULARES DOS CURSOS TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES DA REDE FEDERAL DE MINAS GERAIS | Ana Laura Rabelo Belo Emerson de Sousa Costa | GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT |
| 19 | PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO | Aretuza Silva de Figueiredo José Geraldo Pedrosa | GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT |
| 20 | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM CONSCIÊNCIA CRÍTICA: WEBSITES SOBRE MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E CULTURAIS POPULARES E AFROCENTRADAS COMO ATIVIDADES AVALIATIVAS NA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO PARA WEB I | Diego Ascânio Santos Aguinaldo Alves Pinto Marciana Liberata da Silva | GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT |
| 21 | APRENDIZAGEM BASEADA EM HIPERFOCOS: PROJETOS DE PROGRAMAÇÃO COM ESTUDANTES AUTISTAS | Diego Ascânio Santos Thabatta Moreira Alves de Araújo Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva | GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT |
| 22 | CARTILHA “AUTISMO: CONHECER PARA INCLUIR” | Jane Bernardes dos Reis Luiz Cláudio de Almeida Teodoro | GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT |
| 23 | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A EXTENSÃO: CAPACITAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL | Luiz Claudio de Almeida Teodoro | GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT |
| 24 | PROFEPT-CAST: PODCAST SOBRE A ESCOLA PROFISSIONAL FERROVIÁRIA DE DIVINÓPOLIS-MG | Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva Flávio Raimundo Giarola | GT3 – História e memórias no contexto da EPT |
| 25 | MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DO TRABALHO: O PAPEL DO SENAI NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE INDUSTRIAL DE CLÁUDIO | Bruna de Castro Machado Oliveira | GT3 – História e memórias no contexto da EPT |
| 26 | ÁLVARO VIEIRA PINTO E HERBERT MARCUSE: CONVERGÊNCIAS NO PENSAMENTO A RESPEITO DA TECNOLOGIA | Damião Kennedy Resende Silva José Geraldo Pedrosa | GT3 – História e memórias no contexto da EPT |
| 27 | DA MEMÓRIA ORAL À TECNOLOGIA SOCIAL: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO LIVRO “DO TRATOR A MARTE” COMO PRODUTO EDUCACIONAL NA EPT | Erlon Diego Zimermmane dos Santos Raphael Freitas Santos | GT3 – História e memórias no contexto da EPT |
| 28 | DO TRATOR À NUVEM: INTEGRANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PESQUISA COM HISTÓRIA ORAL PARA O RESGATE DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL | Erlon Diego Zimermmane dos Santos Raphael Freitas Santos | GT3 – História e memórias no contexto da EPT |
| 29 | MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO (1917-1921) | Izabela Aparecida Gontijo Flávio Raimundo Giarola | GT3 – História e memórias no contexto da EPT |
| 30 | SÍNDROMES E TRANSTORNOS DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): PROPOSTA DE AÇÕES PREVENTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG) | Lucimara Aparecida Diniz Josimar dos Reis Souza | GT3 – História e memórias no contexto da EPT |
| 31 | OS CAMINHOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | Tatiane Cândida do Nascimento Silva Raphael Freitas Santos | GT3 – História e memórias no contexto da EPT |
| 32 | POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA ADESÃO AO PNAE NO CEFET-MG, CAMPUS DIVINÓPOLIS | Ana Paula Gaspar Alvarenga Josimar dos Reis de Souza | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 33 | FORMAÇÃO TÉCNICA E INCLUSÃO FAMILIAR: REFLEXÕES SOBRE A ORIGEM DA EPT E SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR. | Inara Guimarães de Sousa Flávio Raimundo Giarola | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 34 | O PAPEL DAS BIBLIOTECAS NA EPT: PERSPECTIVAS POLÍTICAS, INTELECTUAIS E CULTURAIS | Jackeline Koppe Eiriz Marvila Rodrigo Trevisano de Barros | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 35 | GUIA PRÁTICO: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA EPT E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA EQUIPES DE BIBLIOTECA | Jackeline Koppe Eiriz Marvila Rodrigo Trevisano de Barros | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 36 | DESIGN SENSORIAL PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | Jéssica Marcelle Corradi Diniz Gonçalves Martins Josimar dos Reis de Souza | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 37 | ANÁLISE VISUAL DE DADOS DO INEP: RENDIMENTO ESCOLAR E DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE (2013-2023) | Júlia Maria Cardoso de Melo Thiago Magela Rodrigues Dias | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 38 | AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO E QUALIDADE EDUCACIONAL | Luana Couto Ersinzon Josimar dos Reis de Souza | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 39 | DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTINUIDADES, RUPTURAS E DESAFIOS ENTRE AS RESOLUÇÕES Nº6/2012 E Nº1/2021 | Luciane Marques Ribeiro Márcia Gorett Ribeiro Grossi | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 40 | A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR DA EPT: DESAFIOS SOCIOLÓGICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ATUAL | Luiz Claudio de Almeida Teodoro | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 41 | AS ESCOLAS DO LEGISLATIVO COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Marcos Fonseca da Silva Emerson de Sousa Costa | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 42 | PRODUTO EDUCACIONAL: PORTAL CTTILS.BR – CURSOS TÉCNICOS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS-PORTUGUÊS NO BRASIL | Mariana de Oliveira Ferreira Thiago Magela Rodrigues Dias | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 43 | DA PESQUISA À PRÁTICA: UM GUIA ESTRATÉGICO PARA O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DE EGRESSOS NO IFMG – CAMPUS FORMIGA | Renata Lara Alves Raphael Freitas Santos | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 44 | ENTRE A FORMAÇÃO E A PESQUISA: DESAFIOS DE UMA TURMA DE MESTRADO NA APROPRIAÇÃO DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO | Rodrigo Trevisano de Barros Lais Rodrigues da Silva Ricardo Fagundes Freitas da Cunha | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 45 | USO DE ÁLCOOL ENTRE ADOLESCENTES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS BARBACENA | Thaís Laila Nascimento Flávio Raimundo Giarola | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 46 | MANUAL DE GESTÃO FINANCEIRA DA CAIXA ESCOLAR | Ulisses Caetano Pereira Luiz Claudio de Almeida Teodoro | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 47 | GUIA METODOLÓGICO: RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PAIS DE AUTISTAS | Valéria Lúcia Ferreira de Sousa Doutor Matusalém de Brito Duarte | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 48 | GESTÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE E APOIO À INCLUSÃO NO CEFET-MG | Wagner Ferreira de Almeida Josimar dos Reis de Souza | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
| 49 | NAAPI EM AÇÃO: ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO CEFET-MG | Wagner Ferreira de Almeida Josimar dos Reis de Souza | GT4 – Organização de espaços pedagógicos e de currículos na EPT |
As datas, horários e locais das apresentações das comunicações orais e/ou produtos educacionais serão disponibilizadas em breve no link: https://www.seminarioept.cefetmg.br/cronograma-da-comunicacao-oral/
Caso haja algum problema identificado no deferimento das inscrições, favor entrar em contato pelo e-mail do seminário: iiseminarioeptcefetmg@gmail.com.

Serviço de e-mail