Inscrições Deferidas para Comunicação Oral
Última modificação: Quinta-feira, 17 de agosto de 2023
Inscrições deferidas para apresentação de trabalho como COMUNICAÇÃO ORAL:
ID | Eixo Temático | Nome do trabalho | Nome dos autores |
C015 | 01 | Desenvolvimento de ações de extensão por estudantes do ensino médio integrado. | Emerson de Sousa Costa |
C022 | 01 | Ação de extensão: desenvolvimento do pensamento computacional e atividades desplugadas com estudantes da educação fundamental. | Geyzer Stembark Kik Rodrigues / Emerson de Sousa Costa |
C024 | 01 | Abordagens do ensino de empreendedorismo: estudo preliminar sobre os impactos no potencial e na intenção empreendedora de alunos da educação profissional e de graduação tecnológica. | Wagner Ferreira de Almeida / Josimar dos Reis de Souza |
C025 | 01 | Integração do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) à educação profissional técnica de nível médio: articulando possíveis contribuições. | Fabrício Miguel Alves / Emerson de Sousa Costa |
C026 | 01 | Relatos e observações sobre o impacto do estágio profissional supervisionado na trajetória profissional dos egressos de um curso técnico em administração. | Izabele Figueiredo Mascarenhas / Raphael Freitas Santos |
C030 | 01 | Aprendizagem significativa: conceito e estratégia empregados para a educação profissional e tecnológica na modalidade à distância. | Ana Claudia Dorcino / Josimar dos Reis de Souza |
C031 | 01 | Critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso em repositório institucional. | Crislene Silva de Sousa / Thiago Magela Rodrigues Dias |
C032 | 01 | A importância dos jogos digitais como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem da lógica de programação. | Eduardo Henrique da Silva Oliveira / Emerson de Sousa Costa |
C033 | 01 | Avaliação da aprendizagem na educação profissional: entre saberes e práticas. | Luciane Marques Ribeiro / Maria Adélia da Costa |
C037-1 | 01 | Módulo Gênius livro logica e programação para grandes e pequenos. | Alan Mendes Marotta / Cauan Carvalho Marotta / Luan Carvalho Marotta |
C037-2 | 01 | Enlatados digitais. | Alan Mendes Marotta / Nicole Lara Ferreira / Adriano Nogueira Drummond Lopes |
C043 | 01 | Bancada didática de comissionamento e manutenção de sistemas fotovoltaicos conectados à rede. | Vinícius Silva Dutra / Leticia Amorim Azevedo / Pablo Rodrigues Muniz |
C050 | 01 | Educação profissional e tecnológica no “Novo” Ensino Médio: o currículo e as vozes dos docentes. | Evaldo Rosa de Oliveira / José Fernandes da Silva |
C052 | 01 | A correlação das práticas pedagógicas de Malba Tahan com a omnilateralidade na educação profissional e tecnológica. | Luciana Paula Lourenço / José Fernandes da Silva |
C054 | 01 | Educação alimentar e nutricional no MBITO do Pnae: uma abordagem por meio da educação libertadora freiriana. | Ana Maria de Freitas Barcelos / Luiz Claúdio de Almeida Teodoro |
C059 | 01 | Avaliação inicial da produção técnica de relatórios nas disciplinas dos cursos técnicos da rede federal de ensino. | Marise Gonçalves Luiz Sá / Josimar dos Reis de Souza |
C060 | 01 | Investigadores de incêndio, educação profissional e realidade virtual. | André Porto / Pablo Rodrigues Muniz |
C062 | 01 | CEFET’s got talent: favorecendo a aprendizagem da língua inglesa e o engajamento dos alunos | Natália Mariloli Santos Giarola Castro / Maria Isabel Rios de Carvalho Viana |
C070 | 01 | As habilidades e competências do pensamento computacional na educação profissional de nível médio. | Rafael Bernardino Cardoso / Vandeir Robson da Silva Matias |
C077 | 01 | Como a educação financeira está presente no ensino médio da educação profissional e tecnológica do estado de minas gerais? | Elizabeth Fernandes / Thiago Magela Rodrigues |
C080 | 01 | Percepção dos alunos de cursos técnicos de nível médio com relação ao uso e aplicabilidade das normas da abnt para os trabalhos acadêmicos. | Maria de Lourdes Cardoso / Rodrigo Alves dos Santos |
C081-1 | 01 | Redação do ENEM: investigações por meio da sintaxe experimental. | Gláucia do Carmo Xavier / Breno Gomes Peixoto / Julia Gabriela Oliveira de Faria / Gabriel Leonardo Alves de Lima / Laissa Beatriz de Oliveira / Alcione Pereira Santos Rodrigues Ferreira |
C081-2 | 01 | Redação do ENEM: compreendendo a aprendizagem significativa. | Gláucia do Carmo Xavier / Gabrielle Carolina Silva do Nascimento / Heloisa Vieira de Lima / Gabriela Dias Quirino / Lauanda Rodrigues de Oliveira / Thalyta Flávio Silveira Rodrigues / Alcione Pereira Santos Rodrigues Ferreira |
C091 | 01 | A influência da afetividade na relação professor-aluno para a construção da autoestima profissional dos estudantes da educação profissional e tecnológica. | Cleusa Aparecida Ribeiro Rocha / Sabina Maura Silva |
C093 | 01 | A EPTNM e a formação do espírito científico: aportes da pedagogia de Gaston Bachelard. | Grazielle Pereira Frois / José Geraldo Pedrosa |
C101 | 01 | A contradições legais e a deterioração das condições de trabalho dos professores da Educação Profissional e Tecnológica. | Júlio César de Paula / José Fernandes da Silva |
C013 | 02 | Acessibilidade e inclusão em bibliotecas escolares da EPTNM. | Cléber Bolívar da Silva / Roseane de Aguiar Lisboa Narciso |
C019 | 02 | Ações inclusivas na educação profissional e tecnológica: um estudo no CEFET-MG. | Flávia Rodrigues Cunha / Maria Adélia da Costa |
C047 | 02 | Desafios e possibilidades para a inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA na Educação Profissional e Tecnológica. | Otávio Vinícius Arantes / Emerson de Sousa Costa |
C073 | 02 | Conhecimentos de servidores sobre o Transtorno do Espectro do Autismo em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica. | Arlem Douglas Veloso / Matusalém de Brito Duarte |
C079-1 | 02 | Extensão no IFMG – Campus Formiga: fomento à inclusão, em especial de surdos, na educação formal. | Luciene Azevedo / Raphael Freitas Santos |
C079-2 | 02 | LIBRAS, aprendizagem, desenvolvimento e educação. | Luciene Azevedo / Raphael Freitas Santos |
C016 | 03 | Entre o social e o profissional: motivações e impactos da escola profissional ferroviária de Divinópolis na vida dos seus egressos. | Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva / Flávio Raimundo Giarola |
C038 | 03 | Evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica: diagnóstico da situação atual nos cursos técnicos de nível médio modalidade concomitante e subsequente do CEFET-MG, Campus Araxá. | Leilane Marques Roberto Rodrigues / Josimar dos Reis de Souza |
C039 | 03 | Tecendo os fios da relação trabalho, educação e juventudes: uma abordagem a partir das falas dos/as jovens concluintes do curso técnico em administração integrado ao ensino médio no CETEP do sertão produtivo – Caetité – Bahia. | Leila Tania Azevedo Aranha |
C048 | 03 | Relações entre egressos e instituição: contribuições para uma formação integrada junto ao mundo do trabalho. | Renata Lara Alves / Raphael Freitas Santos |
C051 | 03 | Atuação e ideias do engenheiro Ítalo Bologna sobre o ensino industrial brasileiro (1930 a 1950). | Camila Cristina Damasceno Barbosa / José Geraldo Pedrosa |
C074 | 03 | Currículo integrado na educação profissional técnica de nível médio: estudo de caso sobre projetos integradores em um curso de meio ambiente da RFEPCT. | Maria Amélia Giannecchini Fernandes Rocha Souto / José Geraldo Pedrosa |
C076 | 03 | A institucionalização da Fundação de Ensino de Contagem na trajetoria da legislação. | Alessandra Souza Fernandez Hernandez / José Geraldo Pedrosa |
C003 | 04 | O ensino técnico de arte e seu desenvolvimento metodológico após o evento pandêmico: o caso CEFART. | Cláudia Chaves Fonseca / Felippe Nunes Werneck / Maria da Dores Monteiro de Oliveira |
C006 | 04 | As expectativas de sucesso escolar e profissional e seus impactos na saúde mental e emocional dos estudantes Educação Profissional e Tecnológica. | Jéssica Rodrigues de Almeida / Matusalém de Brito Duarte |
C010 | 04 | Reestruturação curricular dos cursos de nível médio integrado ao profissional entre 2018 a 2020 no IFAL. | Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes / Pedro Simonard / Jarbas Mauricio Gomes |
C018 | 04 | A importância da moradia estudantil como espaço de formação integral dos estudantes do ensino técnico na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. | Zilma Heloisa Azevedo Fernandes Bessas / Emerson de Sousa Costa |
C027-1 | 04 | Contribuições para o desenvolvimento regional: análise das atividades econômicas e tecnológicas em instituições de educação tecnológica. | Thiago Magela Rodrigues Dias / Patrícia Mascarenhas Dias / Higor Alexandre Duarte Mascarenhas |
C027-2 | 04 | Perfil educacional dos alunos da educação profissional e tecnológica: uma análise abrangente em dados de formação acadêmica. | Thiago Magela Rodrigues Dias / Patrícia Mascarenhas Dias / Higor Alexandre Duarte Mascarenhas |
C055 | 04 | Análise do estágio profissional supervisionado no ensino médio integrado do CEFET-MG – Unidade Varginha. | Roger Lourenço Fernandes / Sueli Machado Pereira de Oliveira |
C058 | 04 | Contribuições freirianas para a curricularização da extensão como comunicação no CEFET-MG. | Andréa Cristina de Carvalho Rodrigues / Matusalém de Brito Duarte |
C072 | 04 | Banco de oportunidades para vagas de estágio e trabalho: uma proposta na interlocução entre o IFMG – Campus Formiga e a sociedade. | Rogério Costa Canto / Raphael Freitas Santos |
C075 | 04 | Comunicação pública digital em instituição de educação profissional. | Fábio Júnior Diniz / Vandeir Robson da Silva Matias |
C078 | 04 | Reflexões sobre o conceito de família para se pensar na inclusão. | Valéria Lúcia Ferreira de Sousa / Matusalém de Brito Duarte |
C098 | 04 | Que empreendedorismo é esse? Análise das concepções de trabalho nos discursos do Novo Ensino Médio. | Lucilene Batista Lopes / Matusalém de Brito Duarte |
Trabalhos com DEFERIMENTO condicionado às correções no resumo e envio até o dia 15 de agosto de 2023:
C023 | Ensino e aprendizagem na educação para o trabalho industrial: estudo sobre a metodologia SENAI de educação profissional. | Aedson Nascimento Parreiras |
C042 | Neurociências e formação pedagógica de professores que atuam na educação profissional e tecnológica: entre saberes e práticas. | Karina Miranda de Bessa |
As datas, horários e locais das apresentações das comunicações orais podem ser consultados acessando o link: https://www.seminarioept.cefetmg.br/cronograma-da-comunicacao-oral/
Caso haja algum problema identificado no deferimento das inscrições, favor entrar em contato pelo e-mail do seminário: seminarioeptcefetmg@gmail.com.