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CEFET-MG

Eixos temáticos

Última modificação: Quinta-feira, 17 de agosto de 2023

O trabalho para a comunicação oral ou o produto educacional a ser apresentado deverá estar vinculado a um dos eixos temáticos dos GTs a seguir:

GT1 – Práticas educativas e propostas metodológicas e didáticas em espaços formais e não formais na EPT

Práticas pedagógicas e avaliativas integradas nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. Discussões conceituais específicas, metodologias e recursos apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços formais e não formais.

GT2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais na EPT

As principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo, Questões de Gênero e Educação para Pessoas com Deficiëncias (PCDs), e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT.

GT 3 – História e memórias no contexto da EPT

Pesquisas relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de estudos de disciplinas, eventos, instituições, currículos, espaços de formação e recursos didáticos, entre outros.


GT 4 – Organização de espaços pedagógicos e de curriculos na EPT

Organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT. As relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais. Organização e planejamento de currículos na EPT que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.

É preciso indicar, no processo de inscrição, o eixo temático a qual está vinculado o trabalho para comunicação oral ou produto educacional a ser apresentado.